A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Caren Eliane Fernandes CALONGA, Jéssica de Freitas FIRMINO, Jaqueline Batista De Oliveira COSTA, Hanmi Cedeno LIMA

Resumo


A Constituição Federal do Brasil (1988) estabelece o conceito ampliado de saúde que passou a ser difundido por meio de princípios balizadores centrados na integralidade, universalidade e equidade de atenção ao indivíduo. Em decorrência destes princípios, faz necessário repensar o processo de formação do profissional de saúde. Desse modo, as instituições responsáveis pela formação de técnicos de enfermagem passaram a ter o desafio de incluir, em seus currículos, conteúdos relacionados à necessidade de cuidados de forma integral. Nesse sentido, a psicologia passa a ter um papel de suma importância, podendo contribuir ao oferecer a possibilidade de discutir sobre diferentes temáticas nesse espaço. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre uma intervenção realizada junto a uma turma de estudantes do Curso Técnico de Enfermagem, acerca da importância do ensino da psicologia para formação destes profissionais, bem como sobre a relevância da docência em psicologia neste campo. A experiência ocorreu durante o Estágio Supervisionado de Formação de Professores III, do curso de Psicologia da UFGD, na disciplina de Psicologia Aplicada à Enfermagem, oferecida em uma instituição privada de ensino técnico. Além das observações realizadas em campo, estudamos bibliografias sobre a formação docente e as temáticas que podem ser abordadas no curso de enfermagem. O estudo teórico e prático aponta para a necessidade de que a psicologia amplie sua “compreensão da situação singular de cada pessoa” contribuindo na promoção à saúde. Nesse sentido, concluímos que a disciplina de psicologia tem, entre outros objetivos, a proposta de orientar os alunos sobre aspectos do cuidar, que não envolve apenas o aspecto biológico da doença, mas sim atender as necessidades biopsicossociais do paciente. Desse modo, nossa experiência reforça a necessidade e a habilidade do licenciado em psicologia para despertar esse olhar no profissional de saúde.


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