UMA CONTRIBUIÇÃO À DIDÁTICA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta o resultado das primeiras pesquisas sobre o objeto de estudo da futura dissertação para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Mestrado Profissional - PROFEDUC - da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande-MS, que tem como tema a Didática do professor de Geografia do Ensino Fundamental II em sala de aula. Para se compreender as perspectivas do objeto em estudo, o processo de ensino que inclui em seu conjunto os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo, adotou-se o método funcionalista com regras específicas para abordagem na área da Educação, assim como os procedimentos metodológicos básicos, conforme recomendados em Lakatos e Marconi (2003), com levantamentos em fontes documentais indireta, documentação direta e questionário. Como metodologia utilizou-se o questionário da Plataforma SurveyMonkey enviada à alguns professores do Ensino Fundamental II. Nessa investigação, se verificou que a maioria dos professores de Geografia que responderam o questionário utilizam o livro didático como principal ferramenta em sala de aula, assim como outros procedimentos abordados no questionário. Compreende-se com o resultado dessa pesquisa que atualmente a Didática da maioria dos professores de Geografia utilizam o livro didático como a principal ferramenta do ensino aprendizagem. O que se pretende com as futuras pesquisas é investigar e apontar as causas desse fenômeno e propor diretrizes e/ou alternativas aos professores, assim como a reorganização da disciplina de Didática do Curso de Geografia da Formação de docentes.Downloads
Publicado
2018-06-01
Como Citar
FERREIRA, L. P. (2018). UMA CONTRIBUIÇÃO À DIDÁTICA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4777
Edição
Seção
Eixo 6. Trabalho Docente