APLICAÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA ESCOLAR EM PROJETOS SOBRE ESCOLAS CONFESSIONAIS

Autores

  • Alana Oliveira BARBOSA UEMS
  • Daniela Silva SALES

Resumo

Neste ensaio apresentamos resultados alcançados na disciplina “Cultura Escolar e Consciência Histórica: temas e procedimentos” cursada como alunas regulares no Programa de Pós-Graduação strticto sensu em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba, no segundo semestre de 2017. O trabalho partiu de levantamento bibliográfico sobre cultura escolar, em que buscamos identificar os conceitos abordados em autores como Juliá (2001), Chervel (1988), Frago (2000) e Forquin (1993), para em seguida estabelecer relações com as fontes de pesquisa selecionadas em dois projetos de pesquisa em andamento, intitulados: “Irmãs Franciscanas de Siessen e o Educandário Santa Clara de Paranaíba-MS (1955-1997)”, e, “Ginásio Comercial Santo Antônio: relações religiosas e sociais (1962-1975)”. Em consequência das discussões mediadas pelo professor da disciplina e diante o trabalho final apresentado, podemos argumentar que os conceitos de cultura escolar abordados por tais autores podem subsidiar as pesquisas dos projetos citados, os quais contemplam como objeto de estudo instituições escolares, ambas de cunho confessional. Pode-se afirmar, ainda, que os conceitos aqui abordados e relacionados com as fontes de pesquisa dos projetos podem contribuir para futuros trabalhos que visem a temática. A importância da disciplina para o andamento teórico metodológico dos projetos foi indiscutível.

 

PALAVRAS-CHAVE: Pós-Graduação. Cultura Escolar. Escola Confessional. Religião.

 

Biografia do Autor

Alana Oliveira BARBOSA, UEMS

Educação

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

BARBOSA, A. O., & SALES, D. S. (2018). APLICAÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA ESCOLAR EM PROJETOS SOBRE ESCOLAS CONFESSIONAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4764