UM INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DO BOLETIM INFORMATIVO DE LETRAS- BIL
Resumo
Esse projeto visa estabelecer o intercâmbio entre a Universidade, isto é, o Curso de Letras, os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e professores da área de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Trata-se de um incentivo à leitura e produção textual através da publicação que tem a interdisciplinaridade como ponto principal e é um espaço voltado para que os alunos dos Cursos de Letras da UEMS se constituam como autores, internalizando os prazeres e as exigências de um labor específico, o da produção textual. Além de oportunizar o contato com o jornal, tanto na etapa de produção/elaboração, quanto da leitura e da avaliação do jornal como produto final. Em primeiro lugar, enfatizam-se todas as partes de um jornal, das manchetes aos suplementos, da economia à cultura, da política ao cotidiano. Em segundo lugar, após os alunos dominarem o formato de produção, eles são direcionados à elaboração de um jornal do Curso de Letras da UEMS. A elaboração e produção do jornal dar-se-á, inicialmente de forma on line e pretende-se após a segunda ou terceira edição disponibilizá-lo impresso. Visto que, a elaboração de um jornal por parte dos acadêmicos servirá como laboratório para a produção escrita e leitura de vários tipos de textos. Além de contribuir para a formação de cidadãos compromissados, ele prepara leitores experientes e críticos para desempenhar bem seu papel na sociedade. E, ainda, auxilia na formação geral do aluno, sua cultura e suas capacidades intelectuais. O aluno terá contato com uma norma padrão escrita que sirva de ponto de referência para a correção na produção de textos e servirá desse modo como mediador entre a universidade, Curso de Letras e o mundo, isto é, mercado de trabalho. Conforme Maria Alice Faria, o jornal se transforma em uma ponte entre os conteúdos teóricos dos programas escolares e a realidade. (FARIA, p. 12,2001).
PALAVRAS-CHAVE: Jornal de letras. Linguagem. (Re)escrita. Produção textual. Leitura.