PRODUÇÃO TEXTUAL COM E SEM ATIVIDADES PRÉVIAS NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE ANTONIO JOÃO-MS, EM 2017

Autores

  • Gislaine Araújo CÁCERES Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Geraldo José da SILVA

Resumo

Este trabalho é resultado da aplicação de uma proposta de produção textual desenvolvida no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Antonio João-MS, ano de 2017. O processo de escrita na escola apresenta muitas lacunas didático-pedagógicas e, por essa razão, surge a intenção de promover uma discussão e experienciação em sala de aula com o intuito de motivar os educandos a escreverem com mais seguridade textos dissertativo-argumentativos. Tem-se como hipótese geral que a aplicação de atividades prévias de leitura de diferentes tipos e gêneros textuais sobre um dado tema pode contribuir para subsidiar o aluno-autor na confecção do tipo textual solicitado. Isto posto, este trabalho tem como objetivos a verificação e a análise de textos dissertativos produzidos por alunos do oitavo ano da escola já mencionada a partir de proposta de produção textual sem e com atividade prévia.

Biografia do Autor

Gislaine Araújo CÁCERES, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Eu sou Gislaine Araújo Cáceres, me formei em Letras/Inglês pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) em 2008. Atualmente sou professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira na Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier, cidade de Antonio João, MS.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

CÁCERES, G. A., & SILVA, G. J. da. (2018). PRODUÇÃO TEXTUAL COM E SEM ATIVIDADES PRÉVIAS NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE ANTONIO JOÃO-MS, EM 2017. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4738