A INSERÇÃO DO ACADEMICO DE ENFERMAGEM NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Bruna Laiz Malhorquim COLETE, Margareth SOARES D. GIACOMASSA

Resumo


RESUMO: Esse artigo é oriundo de um projeto de extensão que vem atender a solicitação da secretaria de educação na capacitação dos coordenadores, professores, cuidadores, estagiários e outros profissionais que atuam de forma direta e indireta com as crianças assistidas nos centros de educação infantil do município de Dourados/MS. A atenção com a criança perpassa a ideia de somente educação, os cuidados são aliados e muitas vezes fundamentais para a criança que permanece integralmente no CEI. Tem como objetivo: realizar capacitações de cuidados e educação com os professores, coordenadores, cuidadores e profissionais que atuam em centros de educação infantil no município de Dourados/MS. Os assuntos abordados são importantes, pois em qualquer momento podemos ter alguma intercorrência com grau variável de complexidade ou agravos em saúde com as crianças e com os cuidadores que trabalham nos CEIs. Serão desenvolvidos módulos teóricos e práticos com abordagem prioritariamente sobre os cuidados com crianças e equipe multiprofissional no processo de educação. O cronograma realizado/estabelecido em consenso com a secretaria de educação no setor de educação infantil. Os educadores necessitam estar atentos no fazer diário e para isso concretiza-se essa capacitação em módulos teóricos e práticos com alunas do curso de enfermagem acompanhados por um orientador. Espera-se contemplar de forma efetiva a questão de cuidados e educação em saúde, prevenção e promoção na qualidade de vida dos profissionais e crianças atendidas nos CEIs de Dourados/MS. Nesse interim que se concretiza a efetivação desse projeto o qual tem caráter de continuidade pela demanda de formação e educação continuada aos profissionais da educação infantil em constante mudança e novos conhecimentos para o cuidado com crianças, bem como a colaboração da área de saúde para os cuidados.


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