A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Dieine Jaqueline AFONSO, Adriana Fatima de Souza MIOLA

Resumo


O presente trabalho é de cunho qualitativo e está sendo desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados/MS e tem como temática a contextualização de atividades de matemática nos livros didáticos do Ensino Médio. Tal pesquisa tem como objetivo geral, analisar os contextos presente nas atividades relacionadas a matemática financeira nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD de 2015. O estudo está fundamentado nos estudos de Skovismove (2000), Gitirana (2004), documentos oficiais, entre outros. Para este trabalho analisamos três obras aprovadas pelo PNLD 2015, senda essas as mais utilizadas pelos professores de Matemática que atuam no Ensino Médio na rede pública de Dourados/MS. Os volumes utilizados para análise foram: “Matemática-Ciência E Aplicações” (IEZZI); “Contexto & Aplicações” (DANTE); “Matemática-Paiva” (PAIVA). Os dados foram analisados a partir das categorias: contextualização no cotidiano do aluno; contextualização na história da Matemática, Contexto da Interdisciplinaridade e Matemática como contexto para a Matemática, baseadas nos autores; Lopes (2002), Nascimento (2009), Thiesen (2008) e Santo & Silva (2004). Embora o trabalho esteja em andamento podemos considerar que por meio das análises iniciais, identificamos que a contextualização está presente nas atividades relacionadas a matemática financeira nos três volumes, entretanto alguns autores apresentam as atividades introduzindo regras, normas tirando do leitor/aluno a capacidade de interpretar e analisar situações do seu cotidiano. Esperamos que ao fim deste trabalho possamos contribuir com os professores de matemática que atuam no Ensino Médio a utilizar o livro didático como uma das ferramentas que proporciona o ensino de matemática, auxiliando-os na escolha das atividades para sala de aula e que possam verificar se os contextos abordados estão coerentes com a realidade dos alunos, proporcionando-lhes aprendizado.

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