A PROBABILIDADE EM UM JOGO DE TABULEIRO, COMO JOGAR COM COMPETÊNCIA?

Autores

  • Mariana Fanhani RENOVATO Universidade Federal da Grande Dourados
  • Pedro Henrique da Silva dos SANTOS
  • Renata Viviane Raffa RODRIGUES

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade por meio de um jogo desenvolvido para revisar e consolidar tópicos do conteúdo de probabilidade com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino médio. Tal atividade tem como objetivo incentivar os alunos no estudo desse conteúdo, uma vez que é um jogo elaborado para ser usado após o processo de compreensão dos principais aspectos da probabilidade. O jogo é composto de um tabuleiro com uma trilha que contem 35 casas. Pode ser jogado por até 5 jogadores na trilha e 1 chamado “Conhecimento”. Por meio do lançamento de dados, o jogador retira um cartão com um problema matemático e o resolve. O jogo só termina quando todos os jogadores chegarem ao final da trilha, assim não existe somente um vencedor, já que o objetivo do jogo é pensar sobre e tentar resolver os problemas entre as fases de Grando (2007). Espera-se, com essa atividade, que os alunos aperfeiçoem cada vez mais suas habilidades matemáticas, revisando, tirando suas dúvidas para consolidação do conteúdo trabalhado. Neste pôster será apresentada a confecção de tal material, suas regras, alguns dos problemas dos cartões, além das vantagens do uso desse material para o ensino de probabilidade a partir da sequência metodológica para o uso do jogo no ensino de Matemática proposta por Grando (2007): familiarização com o material, reconhecimento das regras, o jogo pelo jogo, intervenção pedagógica verbal, registro do jogo, intervenção escrita, jogar com competência.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

RENOVATO, M. F., SANTOS, P. H. da S. dos, & RODRIGUES, R. V. R. (2018). A PROBABILIDADE EM UM JOGO DE TABULEIRO, COMO JOGAR COM COMPETÊNCIA?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4712