O PIBID PEDAGOGIA DA UFGD NA ESCOLA MUNICIPAL WEIMAR GONÇALVES TORRES

Lucia da Silva SILVEIRA, Maria de Lourdes SANTOS

Resumo


Apresentamos uma proposta de Pôster a respeito da participação de acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID) e a sua implantação na Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres, município de Dourados/MS, que foi parceira do Subprojeto entre junho de 2017 e fevereiro de 2018. Recorremos a informações relativas à constituição do PIBID nacional, a partir de dados constantes no site da Capes e o subprojeto do curso de Pedagogia, da UFGD, com o intuito de compreender a participação dos discentes do curso no programa. O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres também foi consultado para se entender a história desta instituição e a sua política pedagógica. Neste sentido, apresentaremos informações a respeito da organização do Pibid, sobre como ocorreu à adesão da UFGD ao programa, o histórico e a participação da Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres no Pibid e finalizaremos destacando a relevância do Pibid tanto para o dia a dia da escola como para a formação inicial dos bolsistas como também para a formação continuada dos professores que atuam nas salas de aula. Os subprojetos deveriam ser desenvolvidos em escolas do sistema público de educação básica e inserir os futuros professores nos espaços escolares e em contrapartida os professores destas escolas tinham a obrigatoriedade de participar de reuniões, encontros e Eventos de Ensino e Pesquisa promovidos pela universidade. O Pibid Pedagogia foi implantado em junho de 2017 na Escola com a participação de seis bolsistas de iniciação a docência (ID’s) que desenvolveram atividades monitoria em sala de aula e fora dela. E também na elaboração e execução de projetos de ações pedagógicas (PAP) junto aos alunos e aos professores regentes da escola.


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