CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: entre a modernidade sólida e a modernidade líquida
Palavras-chave:
Condições de trabalho, Zygmunt Bauman, trabalho docenteResumo
As transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas no mundo moderno e pós-moderno refletiram-se diretamente nas mudanças estruturais do trabalho e, consequentemente, nas condições de trabalho. No contexto educacional, essas mudanças podem ser percebidas na gestão escolar, influenciando as condições de trabalho de todos os profissionais da educação, incluindo os docentes. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho docente à luz das reflexões do filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, especialmente no que diz respeito às transformações no modo de exercer o trabalho docente, conforme a passagem da modernidade sólida para a modernidade líquida. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, buscando responder às seguintes questões: Quais influências o trabalho docente sofreu na modernidade sólida e na modernidade líquida? Quais modificações ocorreram nas condições de trabalho do docente na transição entre esses dois períodos? E quais as condições de trabalho na educação especial nesses contextos? Conclui-se que, na modernidade sólida, o modelo de escola favorecia as condições de trabalho dos docentes, que eram considerados intelectuais e legisladores, atuando em conjunto com o Estado na manutenção da ordem e da disciplina. Com a transição para a modernidade líquida, o docente perde sua autoridade e seu valor, deixando de ser o principal detentor do conhecimento e passando a exercer um papel de coadjuvante no processo de aprendizagem. Houve profundas alterações nas condições de trabalho, que passaram de posições privilegiadas na modernidade sólida para uma situação de pauperização, proletarização e precarização da profissão docente.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; DA SILVA, Aline Maira. Desafios para a formação de professores em educação especial e a contribuição do ensino colaborativo. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 4, n. 1, 2017.
FARIA, Thalita Leite de. O problema da autoridade docente na modernidade líquida Em Zygmunt Bauman, Monografia (curso em Licenciatura Filosofia). Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul 2021. 40 f.
FAVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon. A dialética entre a normatização e a interpretação: a autoridade docente na modernidade líquida de Bauman. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 1-23, e- 15883, abr./jun. 2019.
LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino em Marx e Engels. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 2, n. 2, p. 20-42, agosto, 2010.
NOBRE, M. B.; SOUSA, T. S. R. Pós – modernidade e alienação no trabalho docente / Post - modernity and alienation in teaching work. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 61027–61041, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n8-499. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15452. Acesso em: 23 jul. 2025.
SOUZA, Sandra Regina de Oliveira de; MILITÃO, Andréia Nunes. Condições de trabalho docente na educação especial no estado de Mato Grosso do Sul (2008-2024).Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 21, n. 52, p. e15909, 2025. DOI: 10.22481/praxisedu.v21i52.15909. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/16850. Acesso em: 23 jul. 2025.