FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: compromisso social e atuação política

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Emancipadora, Compromisso Social

Resumo

Tem-se como pressuposto que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica estabelecidas a partir da Resolução Nº 4, de 29 de maio de 2024, juntamente com o Parecer CNE nº 4 de 2024 aportam-se em abordagem de viés economicista em consonância com o projeto neoliberal em curso. Argumenta-se que a reestruturação dos cursos de licenciatura está ancorada na racionalidade técnica- instrumental de uma educação voltada a aquisição de competências e habilidades que privilegiam a ideia da aplicabilidade em detrimento da racionalidade crítica. Tendo em vista, a temática presente, a problemática se apresenta: Frente a lógica neoliberal introjetada na educação e nas políticas curriculares para os cursos de formação docente como formar professores conscientes e comprometidos social e politicamente? Almeja-se desvelar em quais princípios se apoia e quais elementos caracterizam o projeto de formação docente inscrito nas novas diretrizes, buscando refletir sobre a formação de professores na perspectiva de uma educação emancipadora, que envolva o compromisso social e a atuação política frente a lógica neoliberal introjetada na educação. De maneira a alcançar o objetivo proposto, a metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentando-se nas obras de Freitas (2014; 2018) Freitas e Molina (2020); Harvey (2008); Gentili (1995); Laval (2019) e Militão (2019).

Biografia do Autor

Nathália Maria Rodrigues Mecias, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPED) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho - PR. Especialização/ Pós- Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento (FAVENI). Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho -PR. Formada no Curso de Formação de Docentes pelo Colégio Estadual Rio Branco (CERB), Santo Antônio da Platina -PR. Tem experiência na atuação docente com ênfase na Educação Infantil. Professora da rede básica de ensino no Município de Santo Antônio da Platina - PR. Tem interesses de pesquisas em: alfabetização e letramento; educação infantil; ensino- aprendizagem; educação política e educação emancipatória. Integrando do grupo de estudo Educação e Fascismo: estudos sobre democracia, totalitarismo, formação política e emancipação. Possui Curso de capacitação em Educação Especial e Inclusiva (FANORPI), Curso de Capacitação em Atendimento Educacional Especializado (FAVENI); Capacitação em Programação Neurolinguística (FAVENI); e Curso de extensão em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAVENI); Curso de Capacitação em Educação Infantil e Anos Iniciais (FAVENI).

João Vicente Hadich Ferreira, Universidade Estatual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em EDUCAÇÃO (2021) na linha de História e Filosofia da Educação pela UNESP / Campus de Marília-SP. Possui graduação (2002) e pós-graduação (2000) em FILOSOFIA e graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (1991) pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em EDUCAÇÃO pela mesma Universidade (2009). Professor Adjunto no Regime de Trabalho de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP / Campus de Cornélio Procópio. Professor do Colegiado de Pedagogia (UENP/CCP) e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) no Mestrado Profissional em Educação Básica (UENP/CJ). Tem experiência na área de Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Ética e Política.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 2024. Disponível em: [Resoluções CP 2024 - Ministério da Educação]. Acesso em: 8 de julho de 2025.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP Nº 4/2024. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 2024.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., v. 35, n. 129, p. 1085-1114, 2014.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1ª ed. São Paula: Expressão Popular, 2018.

FREITAS, Suzana Cristina de; MOLINA, Adão Aparecido. Estado, políticas públicas educacionais e formação de professores: em discussão a nova resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Pedagogia em Foco, v. 15, n. 13, p. 62-81, 2020.

GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis: Vozes, 1995.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

MILITÃO, Andréia Nunes. Simbiose entre militância e produção do conhecimento como forma de resistência à BNC-Formação (Resolução CNE/CP n. 2/2019). Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-20, 2024.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Rodrigues Mecias, N. M., & Hadich Ferreira, J. V. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: compromisso social e atuação política . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10597