FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: compromisso social e atuação política
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Emancipadora, Compromisso SocialResumo
Tem-se como pressuposto que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica estabelecidas a partir da Resolução Nº 4, de 29 de maio de 2024, juntamente com o Parecer CNE nº 4 de 2024 aportam-se em abordagem de viés economicista em consonância com o projeto neoliberal em curso. Argumenta-se que a reestruturação dos cursos de licenciatura está ancorada na racionalidade técnica- instrumental de uma educação voltada a aquisição de competências e habilidades que privilegiam a ideia da aplicabilidade em detrimento da racionalidade crítica. Tendo em vista, a temática presente, a problemática se apresenta: Frente a lógica neoliberal introjetada na educação e nas políticas curriculares para os cursos de formação docente como formar professores conscientes e comprometidos social e politicamente? Almeja-se desvelar em quais princípios se apoia e quais elementos caracterizam o projeto de formação docente inscrito nas novas diretrizes, buscando refletir sobre a formação de professores na perspectiva de uma educação emancipadora, que envolva o compromisso social e a atuação política frente a lógica neoliberal introjetada na educação. De maneira a alcançar o objetivo proposto, a metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentando-se nas obras de Freitas (2014; 2018) Freitas e Molina (2020); Harvey (2008); Gentili (1995); Laval (2019) e Militão (2019).
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 2024. Disponível em: [Resoluções CP 2024 - Ministério da Educação]. Acesso em: 8 de julho de 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP Nº 4/2024. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 2024.
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