CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LEITURA VIA PLATAFORMA DIGITAL

Autores

  • Eliane Aparecida Miqueletti UFGD
  • Tania Regina Montanha Toledo Scoparo SEED -PR

Palavras-chave:

processo de leitura

Resumo

Este trabalho apresenta ponderações iniciais em torno da utilização da plataforma de leitura Leia Paraná, utilizada pela rede pública estadual de ensino do Paraná. As fontes de investigação compreendem a própria plataforma, publicações da Secretaria, publicações do sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná e informações obtidas na vivência com essa realidade. A base teórica é composta por aportes da semiótica discursiva, sobretudo no que se referem aos regimes de interação explorados por Eric Landowski, além de articularmos contribuições sobre a leitura literária e discussões advindas das políticas educacionais para refletirmos a respeito dos impactos das plataformas digitais no trabalho docente. Verifica-se que a utilização da plataforma em foco tem se caracterizado por uma lógica voltada à racionalização e ao controle do processo pedagógico. A cobrança contínua dificulta a adoção de metodologias que visem ao desenvolvimento do prazer pela leitura. Diante desse contexto, a iniciativa Leia Paraná levanta questões importantes quanto à preservação da experiência estética, ao excesso de controle sobre a prática leitora e ao fazer docente, aspectos em pauta no estudo.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Miqueletti, UFGD

Professora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do GEPPEF (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores). E-mail: elianemiqueletti@ufgd.edu.br.

Tania Regina Montanha Toledo Scoparo, SEED -PR

Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná atuando como técnico-pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa Leituras Literárias: Teoria Crítica, Análise e Ensino (UENP/CNPq). E-mail: taniascoparo@uol.com.br. 

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Miqueletti, E. A., & Scoparo, T. R. M. T. (2025). CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LEITURA VIA PLATAFORMA DIGITAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10584

Edição

Seção

2025 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)