GÊNERO EM EXTENSÃO: APONTAMENTOS ACERCA DE UM GRUPO DE ESTUDOS PARA INICIANTES
Resumen
O presente artigo propõe realizar apontamentos acerca da experiência do grupo de estudos “Gênero: uma categoria analítica?” na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/ Unidade de Paranaíba), pelo olhar das coordenadoras do mesmo. O grupo, que ocorreu no primeiro semestre de 2014, observado aqui por meio de um estudo de caso, será analisado sob a teoria ator-rede (TAR) e sob a técnica metodológica de observação participante. Objetivamos com este trabalho refletir quais as perspectivas que o grupo, em diálogo com o tripé ensino/pesquisa/extensão, suscitou em termos teóricos, de ensino-aprendizagem e à comunidade em relação à temática gênero, assim como, compreender o campo de “batalha” relacionado à consolidação científica, em temos latourianos (1994; 2000). A relevância do artigo está em tratar epistemologicamente a construção da ciência, e, por conseguinte, refletir sobre o sujeito que pesquisa e o objeto pesquisado simultaneamente. Assim sendo, a promoção de uma autorreflexão da prática científica e a ação desta no movimento de tradução (transladar), constituindo um outro fazer-pensar.
Palavras-chave: Ensino/ Pesquisa/ Extensão; Gênero; Teoria Ator-Rede; Construção da Ciência; Prática científica.