DEFICIÊNCIA VISUAL, FAMÍLIA E ESCOLA: ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS

Autores/as

  • Edinéia da Silva de Freitas
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumen

O presente artigo relata parte dos estudos que estão sendo realizados na dissertação de Mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, que tem como tema Educação Inclusiva. Este texto volta-se especificamente para um recorte sobre deficiência visual, enfatizando a família e a escola, por considerar a relevância que essas duas Instituições tiveram e têm nos três Paradigmas da Educação Especial – Institucionalização, Integração ou de Suportes ou Inclusão. Diante da importância do tema, torna-se necessária a realização de pesquisas que busquem compreender o aspecto teórico que se tem dado às pesquisas na área. No referido texto analisa-se os documentos legais sobre Educação Especial, fundamentado em autores da área da educação que discutem sobre os temas família, escola e Deficiência Visual, trazendo reflexões sobre contexto que envolve as especificidades da Deficiência Visual dentro da esfera legal, econômica e social. Deste modo, o estudo buscou contribuir com as reflexões inerentes à deficiência visual, com objetivo de compreender a relação dos alunos com deficiência visual na família e na escola, enfocando as ações que são realizadas para a inserção dos mesmos na sociedade, a partir da história da educação dos deficientes visuais.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Deficiência Visual. Família. Escola.

 

Publicado

2015-04-26

Cómo citar

Freitas, E. da S. de, & Araujo, D. A. de C. (2015). DEFICIÊNCIA VISUAL, FAMÍLIA E ESCOLA: ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 350. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/948