CURRÍCULO, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO
Resumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar o resultado preliminar das discussões teóricas sobre a formação continuada dos professores do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa do governo federal implementado em 2013 em parceria com os Estados e Municípios para garantir a plena alfabetização de todas as crianças até o final do ciclo da alfabetização (1°, 2° e 3°ano do Ensino Fundamental) até os oito anos de idade. Para alcançar esse objetivo várias ações envolvidas, como: distribuição de materiais pedagógicos (jogos, obras complementares), referências curriculares e pedagógicas, para contribuir com a alfabetização e o letramento, no entanto essa política pública tem como foco principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Busca-se com isso problematizar a discussão sobre currículo imposto aos professores, a necessidade de formação e o impacto na prática docente. Sendo assim, serão discutidas as práticas pedagógicas significativas para o processo educativo, em salas de alfabetização, refletindo sobre as mudanças contextuais e paradigmáticas que influenciam o currículo escolar e interferem nas práticas docentes, considerando os aspectos da contemporaneidade. Utilizou-se como referencial teórico: Soares (1998, 2003), Moreira (2008), Sacristán (2000), Ferreiro e Teberosky (1979), Cruz (2008, 2013), Stoer e Cortesão (1999), Novoa (1995), Giroux (1997), Monteiro (2007), Santos, Albuquerque e Mendonça (2005) e o documento orientador do PNAIC 2014.
Palavras-chave: Currículo. Formação contínua. Prática docente.