A REDUÇÃO DA INDISCIPLINA E DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA - LIMITES E POSSIBILIDADES
Abstract
Este artigo faz uma revisão bibliográfica sobre a indisciplina e a violência escolar com um olhar sobre a produção científica que trata da prática da Educação Física na escola, pois essa disciplina pode ter um papel relevante no desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação, do respeito às regras e normas. Essa disciplina tem por característica proporcionar maior proximidade entre alunos e professores, pois aqueles se relacionam de maneira mais livre e estabelecem uma relação de confiança ao exporem necessidades, anseios e frustrações. Neste sentido, a capacidade afetiva, física, cognitiva, ética, estética e de inter-relação pessoal contribuem para o processo de ensino e aprendizagem e na relação aluno/professor, além de minimizarem a indisciplina e a violência na escola. Assim, torna-se relevante a compreensão conceitual de disciplina (no sentido de observação de preceitos), indisciplina e violência, e o papel do professor de Educação Física como mediador da aprendizagem, as alternativas pedagógicas implementadas na cultura esportiva e corporal e os aspectos afetivo-sociais envolvidos para o desenvolvimento da sociabilidade.
Palavras-chave: Educação Física. Disciplina. Indisciplina. Violência escolar.