A LITERATURA NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ALFABETIZADORES
Abstract
Este artigo analisa as contribuições da literatura na fundamentação de práticas docentes, no início do processo da aquisição da leitura por parte dos alfabetizandos. Por considerar que a compreensão é o elemento essencial do processo de leitura, por isso, muito mais do que decodificar signos, o leitor precisa interagir e encontrar significados naquilo que lê. Neste artigo, a literatura, com suas múltiplas linguagens, é vista como fundamental para que esse objetivo seja alcançado. Estudos de teóricos como Bakhtin, Freire e Vygotsky que avaliam a leitura como um importante fator de inserção social, fundamentam esse trabalho. A partir dessas concepções teóricas, a formação da compreensão leitora é tida como capaz de habilitar o indivíduo para uma leitura crítica do mundo. A pesquisa documental e a revisão bibliográfica subsidiaram o estudo, cujo objetivo é refletir sobre o espaço dado à literatura na formação inicial de leitores, no processo de aquisição da linguagem, a partir de duas perspectivas: a literatura para fruição na alfabetização, de acordo com a concepção de Saraiva; e a literatura usada para propiciar a aquisição da capacidade leitora, conforme aponta Soares.
Palavras-chave: Literatura. Alfabetização. Formação de Leitores.