FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS NO BRASIL: BREVE TRAJETÓRIA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo verificar como se deu a formação de professores no Brasil, uma vez que essa formação vem sofrendo transformações no decorrer da história da educação. Diante disso, nessa pesquisa foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, com autores que tratam da Escola Normal no Brasil e no estado de Mato Grosso como Almeida (1998), Furtado (2007), Rodriguez (2006), Elizabeth Sá (2008), dentre outros. Verificou-se que o curso Normal destinado à formação de professores foram criados e logo fechados, pois não havia uma estabilidade. Foram muitos os fatores que contribuiram para a extinção dos cursos normais no Brasil e em Mato Grosso, entre eles destaca-se a falta de professores, e a escassez e precariedade de espaço específico para funcionamento. Cabe ressaltar que o presente artigo procurou apresentar uma breve trajetória da evolução do ensino normal no Brasil e como o mesmo se manteve por muito tempo no meio educacional até a mudança para o curso Magistério.
Palavras-chave: Formação de Professores. Escola Normal. Magistério.