SUPERVISÃO NO PIBID-PEDAGOGIA/INTERDISCIPLINAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Gisele Lunas Rodrigues
  • Thais Oliveira Amaro
  • Léia Teixeira Lacerda
  • Maria Leda Pinto

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo analisar a atuação dos bolsistas do PIBID/Pedagogia-Interdisciplinar — diante dos dilemas, desafios e perspectivas inerentes à profissão da Docência — desenvolvida na E. E. Professor Carlos Henrique Schrader, por meio do Laboratório de Apoio à Ação Docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Diversidade Sexual e de Gênero, Mato Grosso do Sul, Brasil. As atividades foram realizadas de forma articulada com os conteúdos que abordam a oralidade, a prática da leitura e a produção e reflexão dos textos desenvolvidos pelos professores do Ensino Fundamental da referida Escola. Ao receber os bolsistas na Escola ficaram evidentes os desafios que a prática de supervisão encontraria. Inicialmente, apresentamos-lhes: a Escola, as suas rotinas e os professores das salas, para posterior observação da prática pedagógica e vínculo com os alunos. Na fase de regência, evidenciamos a importância do planejamento escolar, da escolha dos textos referentes à diversidade cultural e às relações de gênero; a necessidade de estudar as diretrizes curriculares para a realização dessas atividades e, principalmente, para replanejá-las de acordo com os objetivos propostos. Quanto aos benefícios para os bolsistas e alunos podemos destacar: o conhecimento da realidade dos alunos, as dificuldades da escola, os desafios e perspectivas para uma educação de qualidade, bem como a constituição da postura e identidade docente, sobretudo, refletindo sobre a prática pedagógica que atenda às necessidades existentes no cotidiano escolar, ou seja, a valorização do ser humano.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Rodrigues, G. L., Amaro, T. O., Lacerda, L. T., & Pinto, M. L. (2015). SUPERVISÃO NO PIBID-PEDAGOGIA/INTERDISCIPLINAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADE DOCENTE. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/796

Edição

Seção

EDUCAÇÃO