O ENSINO DA RECICLAGEM DE LIXO ARTICULADO À PRODUÇÃO DE PARÓDIAS
Resumo
Este pôster visa apresentar os resultados iniciais do projeto de iniciação à docência, desenvolvido na Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, localizada no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que aborda a produção de paródias, junto aos estudantes do 5º (quinto) ano, como ferramenta para a compreensão da educação ambiental. Assim, partindo da necessidade de também discutir a situação atual do meio ambiente, não só no nosso país e no Estado de Mato Grosso do Sul, mas também no mundo, o projeto visou incentivar o senso crítico e reflexivo dos estudantes, em relação aos benefícios que a reciclagem de lixo acarreta ao meio ambiente. As atividades foram desenvolvidas, por meio de conversas informais com a utilização de recursos áudio visuais e no laboratório de informática foi trabalhado a leitura de textos que abordam temas como a reciclagem de lixo, o respeito e a preservação do meio ambiente e um texto informativo, contendo informações sobre a estrutura textual do gênero paródia. Na sequência, os estudantes foram divididos em dois grupos, com nove componentes cada, e produziram no laboratório de informática, paródias musicais que retratassem os temas trabalhados. Também foi considerado o conhecimento prévio desses estudantes a respeito de figuras de linguagem, concordância verbal e concordância nominal com a finalidade de incentivar esses estudantes a praticarem ações como a reciclagem de lixo, trazendo de casa lixo reciclável como garrafas pets e papelão, para serem depositados no LEV (Local de Entrega Voluntária), que são coletados pela Solurb, incentivando comportamentos de zelo e cuidado com o patrimônio escolar, e sobretudo a atitude de empoderamento com o espaço em que estudam. Os resultados evidenciaram nas vozes dos estudantes o sentimento de solidariedade, a empatia e o respeito não apenas pelo meio ambiente, mas também entre os colegas de sala, familiares e os outros profissionais da escola e uma significativa melhoria na prática de leitura e a produção textual.