PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: INTERAÇÃO ENTRE O TEXTO LITERÁRIO E A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL

Autores

  • Erica Oliveira Silva
  • Cilmara Miranda Camargo
  • Maria Leda Pinto
  • Léia Teixeira Lacerda

Resumo

A presente comunicação tem por finalidade apresentar os resultados parciais das atividades do Pibid-Pedagogia/Interdisciplinar, desenvolvidas por meio das ações do Projeto de Iniciação à Docência: Leitura e questionamento textual na formação e na prática docente do professor iniciante de português: uma proposta de ensino a partir da diversidade textual, na E. M. Sulivan Silvestre Oliveira - Tumune Kalivono ‘Criança do Futuro’, em Campo Grande/MS, Brasil. Foram propostas atividades de leitura com contos literários, com os alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Essa atividade oportunizou — por meio da discussão e compreensão dos contos — os questionamentos dos alunos sobre as questões étnico-raciais e as relações de gênero, com a finalidade de compreender o texto literário e sua relação com as temáticas da diversidade. A partir dessa compreensão os alunos produziram textos que possibilitaram a interação com os contos apresentados. Os resultados evidenciaram uma melhoria na compreensão e na produção textual dos alunos e demonstraram que a escolha do conto literário foi positiva, tendo em vista que possibilitou maior interação e empatia, entre os alunos, gerando curiosidade pelas diferenças étnicas e culturais. Essa compreensão aproxima o aluno da leitura, da criação estético-literária e, consequentemente, da relação com os diferentes colegas, contribuindo para a formação de cidadãos éticos, compreensíveis consigo mesmo e com o Outro, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

2015-04-16

Como Citar

Silva, E. O., Camargo, C. M., Pinto, M. L., & Lacerda, L. T. (2015). PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: INTERAÇÃO ENTRE O TEXTO LITERÁRIO E A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL. ANAIS DO SEMEX, 6(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/783

Edição

Seção

EDUCAÇÃO