PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO MÉDIO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ESTUDANTES COM TEA

Autores

  • Maria José da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Médio, Transtorno do Espectro Autista, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Médio voltadas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando os desafios e as possibilidades que permeiam esse processo e resulta dos primeiros esforços de pesquisa em nível de mestrado em andamento em um Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. A inclusão escolar em estudantes do ensino médio com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio que demanda atenção de educadores, gestores e familiares. As práticas pedagógicas inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Médio focam em adaptações de rotina e materiais, uso de recursos visuais, e comunicação eficaz. Os desafios incluem a falta de formação docente, barreiras atitudinais e a necessidade de um Plano Educacional Individualizado (PEI) para adaptar o currículo às necessidades específicas de cada aluno. As possibilidades residem na colaboração entre professores, famílias e o uso de metodologias ativas para promover a participação e o aprendizado de todos. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de natureza bibliográfica e documental, se embasando em estudos e documentos relevantes sobre o tema. Os resultados obtidos destacam a diversidade de práticas inclusivas adotadas, bem como os desafios enfrentados pelos educadores, familiares e gestores na promoção da inclusão efetiva de alunos do ensino médio com TEA. Conclui-se que a inclusão escolar em adolescentes TEA requer um esforço conjunto de todos os atores envolvidos, além de políticas públicas e estratégias educacionais que considerem as necessidades específicas desses alunos. A promoção de uma cultura inclusiva e o apoio adequado são fundamentais para garantir o pleno desenvolvimento e aprendizado de todos, independentemente de suas diferenças.

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf . Acesso em: 18 ago. 2025.

BRITO, Maria Claudia. Estratégias práticas de intervenção nos transtornos do espectro do autismo. São Paulo: Saber Autismo, 2017. E-book. Disponível em :https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2018/09/ebook-estrategias-de-intervencao-nos-transtornos-do-espectro-do-autismo-maria-claudia-brito.pdf

CARVALHO,M. Educação Inclusiva: Práticas Pedagógicas e Políticas Educacionais. Editora Universitária. 2019.

KHOURY, Laís P. et al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores. [livro eletrônico]. - São Paulo: Memnon, 2014. 1.004,23 Kb;

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf. Acesso em: 18 ago. 2025.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006. Disponível em: file:///F:/AUTO%20BKP%20SSD/Nova%20pasta%20(3)/A_radicalizacao_do_debate_sobre_inclusao.pdf Acesso em: 18 ago. 2025.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva / Edilene Aparecida Ropoliet.al. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SILVA. Ana Beatriz Barbosa. Mundo Singular - Entenda o Autismo, Rio de Janeiro. ED. Fontanar, 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

WILLIAMS, C.; wrigh, B. Convivendo com autismo e síndrome de Asperger: estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

SILVA, Maria José da. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ESTUDANTES COM TEA. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 155–160, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11184. Acesso em: 28 jan. 2026.