A (IN)VISIBILIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ENQUANTO PILAR DA ATIVIDADE UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Jakeline Ferrari Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maurício Macedo Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Eduardo Silva Galvão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação, AEE, Metodologias Ativas, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal evidenciar o trabalho pedagógico dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um pilar essencial da atividade universitária. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, analisou o trabalho de três professores do AEE da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na Unidade Universitária de Campo Grande. O AEE é definido como um conjunto de estratégias, recursos pedagógicos e de acessibilidade que visa promover a aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O estudo demonstrou que as ações dos professores do AEE se configuram como um trabalho pedagógico, pois utilizam métodos, técnicas e avaliações intencionalmente planejadas para a produção de conhecimento. A análise revelou que o AEE contribui para os três pilares do tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão. No ensino, o AEE complementa a sala de aula, aprofundando o conhecimento através de estratégias pedagógicas diferenciadas. Na pesquisa, o AEE se articula com os docentes de graduação e pós-graduação para promover a produção e divulgação do conhecimento acadêmico, assegurando que a investigação seja acessível e inclusiva para todos os participantes. Na extensão, o AEE atua na revisão de textos, organização da agenda e orientação personalizada, garantindo que os estudantes com deficiência desenvolvam suas atividades com autonomia. Por fim, o trabalho dos professores do AEE também visa o desenvolvimento sócio-emocional dos estudantes, ajudando-os a desenvolver a autogestão e a resiliência.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 de ago. 2025.

EDITORIAL, Conselho. A produção científica: esforços docentes e discentes vividos e sentidos. Interações , Campo Grande, v. 19, n. 4, p. 697–698, 2018. Disponível em: https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/2177. Acesso em: 25 ago. 2025.

FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. et al. Dicionário trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação UFMG, 2010.

PASCHORELLI, L. C. Tripé Universitário. Princípio da indissociabilidade: a tríade que rege o Ensino, Pesquisa e Extensão nas IES. Notícias FAECC, 20 de julho de 2020. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/#!/noticias/v/id::1873/tripe-universitario/. Acesso em: 26 de ago. 2025

UEMS. Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 312/2020. Campo Grande: UEMS, 2020.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

FERRARI, Jakeline; VIEIRA, Maurício Macedo; GALVÃO, Paulo Eduardo Silva. A (IN)VISIBILIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ENQUANTO PILAR DA ATIVIDADE UNIVERSITÁRIA. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 66–73, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11166. Acesso em: 28 jan. 2026.