FORMAÇÃO CONTINUADA

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ

Autores

  • Luciane de Jesus Velasquez Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Educação especial, formação continuada, transtorno do neurodesenvolvimento

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido em uma unidade escolar do município de Corumbá-MS, no âmbito da formação continuada promovida pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusão (NEEI) da Secretaria Municipal de Educação. Com o propósito de fortalecer práticas inclusivas e qualificar o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria organizou formações voltadas a toda a Educação Básica da rede municipal. O presente estudo tem como objetivo relatar uma das formações continuadas direcionada especificamente aos profissionais de apoio educacional, que atuam no acompanhamento de alunos com deficiência nas escolas municipais. A proposta formativa centrou-se no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando suas características, implicações pedagógicas e estratégias de intervenção em sala de aula. Os resultados evidenciam a relevância da escuta ativa, da formação contextualizada e da atuação colaborativa como práticas fundamentais para o fortalecimento da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Luciane de Jesus Velasquez, Universidade Católica Dom Bosco

Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido em uma unidade escolar do município de Corumbá-MS, no âmbito da formação continuada promovida pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusão (NEEI) da Secretaria Municipal de Educação. Com o propósito de fortalecer práticas inclusivas e qualificar o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria organizou formações voltadas a toda a Educação Básica da rede municipal. O presente estudo tem como objetivo relatar uma das formações continuadas direcionada especificamente aos profissionais de apoio educacional, que atuam no acompanhamento de alunos com deficiência nas escolas municipais. A proposta formativa centrou-se no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando suas características, implicações pedagógicas e estratégias de intervenção em sala de aula. Os resultados evidenciam a relevância da escuta ativa, da formação contextualizada e da atuação colaborativa como práticas fundamentais para o fortalecimento da educação inclusiva

Referências

FERREIRA, Janaína da Silva; SANTOS, José Henrique dos. Modelos de formação continuada de professores: transitando entre o tradicional e o inovador nos macro campos das práticas formativas. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 23, n. 3, p. 01-15, set./dez. 2016.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MATOS, D. A. S. de. Formação continuada de professores: uma reflexão necessária. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação: salto para o futuro. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2012. p. 187-196.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

REBOLO, Flavinês. Fontes e dinâmicas do bem-estar docente: os quatro componentes de um trabalho felicitário. In: REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, L. R. M.; PERRELLI, M. A. de S. (Orgs.) Docência em questão: discutindo trabalho e formação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 23-60.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

VELASQUEZ, Luciane de Jesus. FORMAÇÃO CONTINUADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 225–230, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11158. Acesso em: 28 jan. 2026.