LEITURA BILÍNGUE E INCLUSIVA

UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UEMS

Autores

  • Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Daiane Vilhalva Paula Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Clarice Pires de Jesus Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Victor Augusto Dauto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Luana Almeida Ayala Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Palavras-chave:

Inclusão, Formação inicial, Educação Especial

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever uma experiência prática pedagógica realizada por três acadêmicos público alvo da Educação Especial — dois com surdez e uma com TDAH, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, prática desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Dourados-MS. As experiências na formação inicial compreendem um conjunto de práticas e aprendizagens vivenciadas durante o período de formação profissional. Etapa fundamental para o desenvolvimento dos saberes docente. A atividade desenvolvida pelos acadêmicos teve como principal objetivo despertar o prazer pela leitura em um estudante do 2º ano do ensino fundamental, utilizando estratégias acessíveis, visuais e bilíngues (Português e Libras). O livro escolhido foi “Cada Um Mora Onde Pode”, cuja narrativa e ilustrações despertaram o interesse do aluno e facilitaram a mediação do conteúdo. A prática envolveu diversos momentos didáticos, como roda de leitura bilíngue, apresentação dos sinais em Libras das frutas mencionadas na história, atividades com lacunas para completar frases, jogo da memória e ensino da Libras. As propostas favoreceram a participação ativa do aluno, promovendo a aprendizagem de forma lúdica, sensorial e significativa. Além do impacto positivo no desenvolvimento do aluno, a experiência foi enriquecedora para os acadêmicos, que atuaram de maneira colaborativa, integrando suas diferentes formas de percepção, comunicação e organização. A atuação dos futuros professores surdos e com TDAH também reforça a importância de uma perspectiva inclusiva desde a formação inicial docente. Essa vivência na formação inicial docente, ressaltou o papel do educador como mediador de aprendizagens acessíveis e mostrou como metodologias interativas e visuais são fundamentais para o sucesso da educação inclusiva, destacando a necessidade de políticas públicas que fortaleçam práticas pedagógicas inclusivas.

Referências

AGUIAR, Micaela Coral. AGUIAR, Fabiano Sales de. A inclusão do estudante surdo no ensino superior: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica | Vol. 2 | N°. 11 | 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 31 ago 2025

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2025.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/ index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 31 de ago 2025.

POKER, Rosimar Bortolini; VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado; GARLA, Isadora Almeida. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.876-889, set./dez., 2017 ISSN 1982-7199.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). [Divisão de Inclusão Educacional. Portal da UEMS], 2025. Disponível em: <https://www.uems.br/pro-reitoria/proafe/Divisao-de-Inclusao-Educacional> Acesso em: 1 set. 2025.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

RIZZO, Jakellinny Gonçalves de Souza; PAULA, Daiane Vilhalva; JESUS, Clarice Pires de; DAUTO , Victor Augusto; AYALA , Luana Almeida. LEITURA BILÍNGUE E INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UEMS. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, Dourados, MS, Brasil, v. 1, n. 1, p. 210–215, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11143. Acesso em: 28 jan. 2026.