GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO

“AQUAQUEST” COMO RECURSO DE ENSINO DE VOCABULÁRIO TÉCNICO DE AQUICULTURA EM LÍNGUA INGLESA NO IFES, CAMPUS PIÚMA

Autores

  • Elaine Borges da Silva Sueth Instituto Federal do Espírito Santo
  • Cássia Aparecida Gobeti dos Santos Lovati Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sheila Faúla Muniz Areias de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Inclusão, Gamificação. Metodologias diferenciadas, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O ensino de Língua Inglesa na Educação Profissional apresenta o desafio de conectar o conteúdo à realidade do estudante, sobretudo quando envolve vocabulário técnico de áreas específicas, como a Aquicultura. No Instituto Federal do Espírito Santo, campus Piúma, semanalmente há atendimentos educacionais especializados com alunos público-alvo da Educação Especial do curso técnico integrado em Aquicultura. A proposta dos atendimentos ocorrerem em Língua Inglesa surgiu a partir da própria demanda dos estudantes, que apresentavam curiosidade e interesse na ampliação de vocabulário em inglês, pois possuíam nível intermediário e fluente da língua. Era perceptível como os encontros estimulavam a interação social e possibilitavam maior desenvolvimento de habilidades cognitivas. Diante desse cenário, surgiu a ideia da ampliação do vocabulário técnico da área de Aquicultura em Língua Inglesa - o produto educacional “AquaQuest”, um jogo interativo que integra gamificação, inclusão e acessibilidade. Sua relevância está em oferecer uma alternativa pedagógica que promove o estímulo à comunicação, à organização do pensamento e previsibilidade a partir das regras do jogo. Os objetivos do presente trabalho são analisar o AquaQuest como estratégia para favorecer a aprendizagem de vocabulário técnico em Língua Inglesa e estimular a autonomia, contribuindo para práticas inclusivas no contexto da Educação Profissional. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bollis e Piovezana (2024), Souza e Coutinho (2025), Moreira e Carvalho (2022) e Lira et al (2024). A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada, com caráter qualitativo e descritivo. O processo de elaboração ocorreu em etapas: levantamento do vocabulário técnico da Aquicultura, construção do jogo com elementos visuais acessíveis e aplicação com os alunos. Os resultados indicam maior engajamento dos estudantes e melhor compreensão dos termos técnicos, além do impacto positivo em sua autoestima. Conclui-se que o AquaQuest configura-se como uma ferramenta pedagógica inovadora, capaz de contribuir para práticas mais acessíveis e inclusivas na Educação Profissional.

Referências

BOLLIS, Andrei Zandoná; PIOVEZANA, Leonel. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. REI - Revista de Educação do UNIDEAU, [S. l.], v. 4, n. 1, p. e198, 2024. Disponível em: https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/198. Acesso em: 2 set. 2025.

LIRA, A. de L.; PATRÍCIO, C. de O. C.; SANTANA, S. de A. L.; COSTA, A. V. P. da; MONTEIRO, R. de F. F. V. Educação inclusiva e educação profissional tecnológica: aproximações com a proposta de formação integrada. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 13, p. e12948, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n13-494. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/12948. Acesso em: 2 set. 2025.

MOREIRA DE OLIVEIRA, Wanessa; CARVALHO DELOU, Cristina Maria. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, OS INSTITUTOS FEDERAIS E A INCLUSÃO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 04–25, 2022. DOI: 10.36524/profept.v6i2.1622. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1622. Acesso em: 2 set. 2025.

SOUZA, Manuela Xavier Ribeiro de; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS - UMA (RE)LEITURA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 2524–2538, 2025. DOI: 10.51891/rease.v11i4.18863. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18863. Acesso em: 2 set. 2025.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

SUETH, Elaine Borges da Silva; LOVATI, Cássia Aparecida Gobeti dos Santos; OLIVEIRA, Sheila Faúla Muniz Areias de. GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO: “AQUAQUEST” COMO RECURSO DE ENSINO DE VOCABULÁRIO TÉCNICO DE AQUICULTURA EM LÍNGUA INGLESA NO IFES, CAMPUS PIÚMA. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, Dourados, MS, Brasil, v. 1, n. 1, p. 7–8, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11130. Acesso em: 17 fev. 2026.