ENSINO DE CIÊNCIAS E DEFICIÊNCIA VISUAL

POSSIBILIDADES DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA E INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Andréia Aparecida da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Souza da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Cerdas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Inclusiva, Teoria Histórico-Cultural, Deficiência Visual

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal, contribuir com o conhecimento e a inclusão dos alunos com deficiência visual, de maneira que seja possível diminuir obstáculos encontrados durante o processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se identificar as contribuições da Teoria Sociointeracionista na abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky (1896-1934), para analisar o desenvolvimento humano das pessoas público da educação especial, tendo como base seus estudos referentes aos fundamentos da Defectologia. A pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter exploratório, busca de dados bibliográficos e análise descritiva. Os instrumentos de coletas de dados, foram duas entrevistas semiestruturadas, sendo com uma professora baixa visão, e a outra com uma médica oftalmologista. Houve a aplicação de um questionário aos professores de diferentes áreas da Educação Básica, com questões abertas e fechadas, para verificar conhecimentos e experiências referente a prática pedagógica com deficiência visual em sala de aula. Para desenvolvimento dos materiais, buscou-se por materiais de baixo custo, fácil manuseio e acesso. Para atingir os objetivos propostos os conceitos selecionados foram divididos em propostas didáticas, seguindo uma sequência de organização, com sugestões de aplicação, norteados pela BNCC do Ensino Fundamental para a Área de conhecimento de Ciências da Natureza. Os resultados demonstraram que na busca por uma educação de qualidade e inclusiva, existem ainda fatores que podem dificultar com que todos tenham acesso à cultura e educação, e aqueles que fazem parte da relação educativa precisam lutar por questões que visam novas maneiras de organização do trabalho e mudanças de posturas, assim os recursos e estratégias demostrados constituem possibilidades de adaptações que possam contribuir com o ensino e aprendizagem e a inclusão da pessoa com deficiência visual na área de Ciências da Natureza.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

16-01-2026

Como Citar

SILVA, Andréia Aparecida da; SILVA, Paulo Souza da; CERDAS, Eliane. ENSINO DE CIÊNCIAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSIBILIDADES DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA E INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 110–113, 2026. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seiUEMS/article/view/11070. Acesso em: 28 jan. 2026.