CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: RAZÕES SOBRE DIFICULDADES

Autores/as

  • Vinicius Sanches Tizzo
  • Anderson Afonso da Silva
  • Silvia Regina Vieira da Silva

Resumen

Neste artigo pretendemos compartilhar parte de uma pesquisa que teve como referência os conteúdos que os professores de matemática da rede de ensino público de Paranaíba – MS têm dificuldade de ensinar, ou o aluno de aprender; o nosso objetivo foi identificar a razão desta dificuldade. Para tanto guiamo-nos pelos princípios da pesquisa qualitativa, sendo que a análise foi fundamentada na fenomenologia (análise ideográfica). Assim, associamos as dificuldades mencionadas anteriormente ao fato do aluno não ter assimilado conteúdos vistos em anos anteriores, à falta de tempo do professor, ao fato do aluno ter dificuldades para interpretar textos e à falta de preparo do professor para lidar com situações novas. E, apesar de não enunciar algum conteúdo em particular, a maioria dos entrevistados afirmou utilizar livros didáticos para preparar aula. Logo, acreditamos que as dificuldades, do aluno ou do professor, são sanadas através do livro didático.

 

Palavras-chave: Formação continuada. Pesquisa qualitativa. Conteúdos matemáticos

Publicado

2016-12-14

Cómo citar

Tizzo, V. S., da Silva, A. A., & da Silva, S. R. V. (2016). CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: RAZÕES SOBRE DIFICULDADES. ANAIS DO SCIENCULT, 2(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3350