CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: RAZÕES SOBRE DIFICULDADES
Abstract
Neste artigo pretendemos compartilhar parte de uma pesquisa que teve como referência os conteúdos que os professores de matemática da rede de ensino público de Paranaíba – MS têm dificuldade de ensinar, ou o aluno de aprender; o nosso objetivo foi identificar a razão desta dificuldade. Para tanto guiamo-nos pelos princípios da pesquisa qualitativa, sendo que a análise foi fundamentada na fenomenologia (análise ideográfica). Assim, associamos as dificuldades mencionadas anteriormente ao fato do aluno não ter assimilado conteúdos vistos em anos anteriores, à falta de tempo do professor, ao fato do aluno ter dificuldades para interpretar textos e à falta de preparo do professor para lidar com situações novas. E, apesar de não enunciar algum conteúdo em particular, a maioria dos entrevistados afirmou utilizar livros didáticos para preparar aula. Logo, acreditamos que as dificuldades, do aluno ou do professor, são sanadas através do livro didático.
Palavras-chave: Formação continuada. Pesquisa qualitativa. Conteúdos matemáticos