REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS ABORDAGENS DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Authors

  • Janete Alves da Silva
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Abstract

O processo ensino/aprendizagem tem sido motivo de discussões, debates e pesquisas, com a intenção de potencializar a qualidade da educação. Destarte, esta revisão teórica tem como objetivo compreender as abordagens Tradicional, Comportamentalista, Sócio-Cultural e Histórico-Crítica, que tem norteado o trabalho dos docentes. Para essa compreensão definiu-se por elencar e analisar quatro categorias que compõe o processo ensino/aprendizagem, a saber: relação docente/discente, conteúdo, metodologia e avaliação escolar. Os resultados obtidos pela pesquisa evidenciaram que há muito ainda para se conhecer neste campo, pois o profissional da educação não pode ficar alheio às mudanças ocorridas em seu meio e em seu entorno, uma vez que o dinamismo universal tem favorecido o repensar de velhos paradigmas. É neste contexto que o docente deverá estar inserido, como agente transformador, oportunidade em que o conhecimento teórico e prático obtido ao longo dos anos irá repercutir na comunidade acadêmica e na sociedade.

 

Palavras-chave: Abordagens pedagógicas. Avaliação escolar. Ensino/aprendizagem.

Published

2016-12-14

How to Cite

Alves da Silva, J., & Castro Araujo, D. A. de. (2016). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS ABORDAGENS DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. ANAIS DO SCIENCULT, 3(1), 161–168. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3468