CRISE E ENCANTAMENTO DA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DA LIGAÇÃO DOS SABERES

Authors

  • Adauto Nunes da Cunha

Abstract

O presente trabalho objetiva buscar fatores que influem no modo como se constrói o conhecimento em ambiente escolar, bem como indicar meios  para que esse processo obtenha êxito. É necessário que a escola repense os conteúdos que apresenta aos educandos, religando o conhecimento, dando-lhe sentido e vida, incorporando ao trabalho de sala de aula a complexidade dos fatos e dos modos de ver, sentir e agir. Dessa forma, a sala de aula passará a ser o local onde problematizar e dialogar sejam palavras de ordem. Assim, o saber só terá real sentido se recolocado dentro de um todo que dá sentido e vida, ou seja, procura-se uma visão holística e transdisciplinar do processo de aquisição do conhecimento. Neste intuito, o saber/fazer dos alunos exerce extrema importância neste processo, pois deve ser a partir deles que os educadores devem conduzir o deflagrar o processo de construção do conhecimento. Mostra-se como imperativo nesse processo opor-se ao esfacelamento disciplinar, à disciplinarização que castra e mutila assim como às divisões estanques que reduzem e desfiguram nosso conhecimento.

Palavras-chave: Ticas de matema. Transdisciplinaridade. Construção do conhecimento.

Published

2016-12-14

How to Cite

da Cunha, A. N. (2016). CRISE E ENCANTAMENTO DA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DA LIGAÇÃO DOS SABERES. ANAIS DO SCIENCULT, 3(1), 5–13. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3353