CRISE E ENCANTAMENTO DA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DA LIGAÇÃO DOS SABERES

Adauto Nunes da Cunha

Resumo


O presente trabalho objetiva buscar fatores que influem no modo como se constrói o conhecimento em ambiente escolar, bem como indicar meios  para que esse processo obtenha êxito. É necessário que a escola repense os conteúdos que apresenta aos educandos, religando o conhecimento, dando-lhe sentido e vida, incorporando ao trabalho de sala de aula a complexidade dos fatos e dos modos de ver, sentir e agir. Dessa forma, a sala de aula passará a ser o local onde problematizar e dialogar sejam palavras de ordem. Assim, o saber só terá real sentido se recolocado dentro de um todo que dá sentido e vida, ou seja, procura-se uma visão holística e transdisciplinar do processo de aquisição do conhecimento. Neste intuito, o saber/fazer dos alunos exerce extrema importância neste processo, pois deve ser a partir deles que os educadores devem conduzir o deflagrar o processo de construção do conhecimento. Mostra-se como imperativo nesse processo opor-se ao esfacelamento disciplinar, à disciplinarização que castra e mutila assim como às divisões estanques que reduzem e desfiguram nosso conhecimento.

Palavras-chave: Ticas de matema. Transdisciplinaridade. Construção do conhecimento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN ELETRÔNICO: 2175-8719