O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo apresenta apontamentos sobre o ensino de probabilidade no ensino médio tendo por base a Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau e trabalhos de alguns educadores matemáticos. O motivo da escolha por essa modalidade de ensino é que o conceito de Probabilidade Geométrica é pouco trabalhado no Ensino Médio. Na escola, frequentemente o ensino de probabilidade se restringe apenas à contagem de casos favoráveis e casos possíveis. Porém, o trabalho com Probabilidade Geométrica pode ser muito interessante para que os estudantes associem estudos de probabilidade e conhecimentos geométricos.
Palavras-chave: Teoria das situações didáticas. Jogo dos discos. Probabilidade
Downloads
Publicado
2018-06-05
Como Citar
Oliveira, P. R. de, & Sales, A. (2018). O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO MÉDIO. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4950
Edição
Seção
Educação Básica, Estado e Políticas Públicas