A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2016): A BUSCA POR UMA CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Patricia Lúcia do Nascimento UEMS

Resumo

A presente reflexão integrou a disciplina do Mestrado Profissional em Educação (Profeduc-UEMS) de Formação Docente para Educação Básica no ano de 2017. Tem como objeto de análise a formação continuada ofertada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul nos anos de 2015-2016. Objetiva averiguar como a formação continuada ocorre e quais impactos reais têm causado na formação dos docentes em regência. E também se espera verificar ao longo desta reflexão se os professores e coordenadores validam ou refutam tal formação e quais caminhos ou necessidades estes apontam para o atual modelo de Escola vivenciado no contexto de mudanças e incertezas. Na construção metodológica, além da revisão bibliográfica, apresenta entrevista com alguns docentes da rede estadual de ensino, e alguns professores coordenadores que atuam formadores. No aporte teórico, alguns autores norteiam a reflexão como Nóvoa, Canário e Brzezinski além de legislações vigentes e o Plano Nacional de Educação na Meta 16. O trabalho estrutura-se em introdução, revisão de literatura, metodologia, Análise e resultados dos dados e considerações.

Palavras-chaves: formação docente, formação continuada, professores.

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Publicado

2018-06-05

Como Citar

Nascimento, P. L. do. (2018). A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2016): A BUSCA POR UMA CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4867