O QUE REVELAM OS CARDENOS ESCOLARES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores/as

  • Ednéia Maria Azevedo Machado UNIR
  • Fabiana Furtunato Gomes Dutra UNIR

Resumen

O presente estudo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de agosto de á outubro de 2017 para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) e situa-se na área da Educação Infantil e teve como questão analisar as práticas pedagógicas sobre o ensino da matemática reveladas nos cadernos escolares das crianças de turmas do Pré II escolar (5 anos). A pesquisa é qualitativa e consiste na análise de documentos que foram os cadernos escolares de três instituições de Educação Infantil do município de Ouro Preto Do Oeste-RO no qual foram selecionados dois cadernos de duas turmas diferentes do Pré-II. Como aporte teórico, foram estudados, DCNEI (2010), RCNEI (1998)  KAMII (1995) entre outros. As analises das atividades para o ensino da matemática na educação infantil revelam que as propostas estão ainda pautadas na memorização e repetição, que consideram as crianças como sujeito passivo no processo de aprendizagem nesta área de conhecimento.

 

Palavras-chave: Educação Infantil.  Ensino da Matemática. Cadernos Escolares

Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Machado, E. M. A., & Dutra, F. F. G. (2018). O QUE REVELAM OS CARDENOS ESCOLARES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4958