O PAPEL DE GESTOR NAS INTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores/as

  • Tabitha Molina Educação Profissonal – Mediotec

Resumen

O presente artigo objetiva abordar o papel e o olhar do gestor nas instituições de ensino. Para tal, aplicou a metodologia exploratória-descritiva, utilizando o método indutivo e analítico, buscando refletir sobre os fatores que incidem na estruturação do sistema de gestão de pessoas nas entidades de ensino, apresentando as tendências dos recursos humanos organizacionais sob uma visão estratégica, bem como analisou a concepção da gestão escolar, enfatizando o modelo democrático-participativo e suas múltiplas competências para o gerenciamento eficaz dos recursos físicos, materiais, financeiros e educacionais, enfatizando principalmente a sua atribuição enquanto gestor democrático, que no exercício de sua função, estimule e motive  um ambiente aberto, promovendo a inclusão de todos, principalmente dos professores  trazendo novas possibilidade de mudanças, onde haja um espaço para diálogo, contribuições, trocas e viabilização para a construção progressiva do conhecimento, cuja finalidade é potencializar o processo de ensino e aprendizagem, alcançando os resultados de forma satisfatória e significativa.

 

Palavras-Chave: Instituições de Ensino. Gestão. Papel do gestor.

Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Molina, T. (2018). O PAPEL DE GESTOR NAS INTITUIÇÕES DE ENSINO. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4956