MULTILETRAMENTOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM RECORTE DAS PRÁTICAS VIABILIZADAS PELOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA EGRESSOS DO PROFLETRAS/REGIÃO CENTRO-OESTE

Autores/as

  • Albina Pereira de Pinho Silva UNEMAT
  • Leandra Ines Seganfredo Santos UNEMAT
  • Ruberval Franco Maciel UEMS

Resumen

Os multiletramentos e as tecnologias digitais traduzem um dos desafios das Instituições de Educação Superior (IES) e, por conseguinte, dos programas de pós-graduação stricto sensu do país. Face as mudanças originadas do processo de globalização e intensificação das tecnologias digitais nas diversas esferas de atividades humanas, o campo de atuação, principalmente, dos docentes de língua portuguesa (LP) foi amplamente modificado pelas dinâmicas que interferem nas práticas comunicativas. Essa é uma das realidades que motivou a criação de políticas públicas educacionais em atenção às exigências de melhorias qualitativas da oferta da educação pública no Brasil. Nesse sentido, o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) caracteriza-se uma importante iniciativa para a formação continuada de docentes de LP nas escolas públicas brasileiras. Esta comunicação compartilha recorte das práticas de multiletramentos aliadas ao uso das tecnologias digitais veiculadas nos trabalhos de conclusão final e/ou dissertações dos docentes egressos da primeira turma do PROFLETRAS, de duas IES da região Centro-Oeste do Brasil, visto que a teoria dos multiletramentos caracteriza-se um dos referenciais do Programa (SANTOS, 2016). Trata-se de uma pesquisa na área da Linguística Aplicada, de natureza qualitativo-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008). Pesquisadores como Rojo (2009; 2012; 2013), Lemke (2010), dentre outros, subsidiaram as análises dessa pesquisa. O corpus de análise agrega recorte de produções multiletradas viabilizadas no âmbito de escolas públicas. Os dados da pesquisa apontam a necessidade de o PROFLETRAS, as escolas e os professores de LP se atentarem para a possibilidade de análise das interfaces e tecnologias digitais, com vistas a refletir sobre as concepções de língua/linguagem em tempos contemporâneos em que outros perfis de leitor/escritor multiletrado caracteriza-se uma das exigências emergentes.

Palavras-chave: Letramentos. Práticas Multiletradas. Cultura Digital.

Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Silva, A. P. de P., Santos, L. I. S., & Maciel, R. F. (2018). MULTILETRAMENTOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM RECORTE DAS PRÁTICAS VIABILIZADAS PELOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA EGRESSOS DO PROFLETRAS/REGIÃO CENTRO-OESTE. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4944