FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INSERIDOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS?
Resumen
Inventariar trabalhos relacionados à temática da formação continuada de professores inseridos na escola de educação integral e analisá-los sob o referencial da Teoria Histórico-Cultural, Lev S. Vygotsky (1896-1934), e da Pedagogia Histórico-Crítica, Dermeval Saviani (1943), são os principais objetivos deste recorte de um trabalho realizado e organizado em forma de estado do conhecimento. Tal levantamento foi apresentado em dezembro de 2017 ao Curso de Pós-Graduação em Educação – Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os referenciais supracitados foram selecionados para a pesquisa porque apresentam-se como instrumentos teóricos embasados no materialismo histórico-dialético que, por sua epistemologia e práxis revolucionária, desencontra-se das teorias conservadoras, que impossibilitam a compreensão crítica da realidade pelo fato de servirem aos interesses do capital. Para realização do referido estado do conhecimento foram examinadas teses e dissertações presentes em quatro bancos de dados digitais, entre os anos 2012 e 2017, com exceções explicitadas quando necessário. Foram eles: CAPES, BDTD, UCDB e repositório institucional da UFMS. O acervo digital da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, também foi alvo desta pesquisa, mais especificamente as pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho de Formação de Professores das reuniões nacionais, GT 08. A partir deste mapeamento científico, identificou-se brechas que podem tornar-se caminhos para a pesquisa doutoral, como número/quantidade reduzida de pesquisas que dedicam-se ao estudo da formação continuada de professores inseridos na escola de educação integral sob a fundamentação inter-relacionada da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, especialmente doutorais, e a escassez de pesquisas sul-mato-grossenses com este mesmo olhar.
Palavras-chave: Formação. Professores. Educação Integral. Vygotsky.