EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RUPTURA

Autores/as

  • Geverson CAVALCANTE UFMS
  • Carliani Portela do CARMO UFMS
  • Dayane do Carmo Campos MOTHÉ UFMS

Resumen

O objetivo deste trabalho é a construção do Estado do conhecimento sobre a ruptura da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Objeto de pesquisa deste estudo, buscou avaliar de que maneira essa ruptura acontece nos mais diferentes lócus e como isso influencia o cotidiano da criança e as relações que ela estabelece com seus pares. O trabalho teve início com a seleção e análise de seis dissertações disponibilizadas pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e dois artigos da biblioteca virtual da A Scientific Electronic Library Online – SciELO. Por meio dessa pesquisa observou-se que, nos documentos analisados (dissertações e artigos selecionados), usaram a metodologia qualitativa, os dados foram coletados com entrevistas, observações e diários de bordo e entre os referenciais teóricos estão a Fenomenologia e a Psicologia Histórico-Cultural e Sócio Histórica.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ruptura.

Publicado

2018-06-05

Cómo citar

CAVALCANTE, G., CARMO, C. P. do, & MOTHÉ, D. do C. C. (2018). EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RUPTURA. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4917