AS CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PARA A PESQUISA SOBRE O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (ProEMI)

Autores/as

  • Marlon Nantes Foss UEMS

Resumen

O presente trabalho insere-se nas atividades desenvolvidas pela disciplina Seminário de Pesquisa Educacional I do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. As reflexões aqui apresentadas são resultados das leituras e discussões do grupo e refere-se ao materialismo histórico dialético, com a qual dialogamos com Karl Marx e Friedrich Hegel. O objetivo deste artigo é apontar algumas considerações sobre como essa base epistemológica poderá contribuir de forma mais proeminente com o objeto de estudo, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Desse modo, evidencia-se nesse trabalho a importância do método nas pesquisas em educação.

 

Palavras-chave: Educação, Marxismo, Ensino Médio Inovador, Políticas Públicas.

Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Foss, M. N. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PARA A PESQUISA SOBRE O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (ProEMI). JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4892