ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS
Resumen
O processo de construção da cidadania é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ao qual dispõe de um modelo curricular pautado em ações docentes e à luz de seus idealizadores. Pela razão de deliberar propostas abertas de acordo com a realidade, cultura, política de cada região, emergiram no cenário atual, críticas á respeito da aplicação dos conteúdos em aulas de educação física para crianças. Com o intuito de contribuir para uma maior compreensão do fenômeno ensinar na escola enquanto prática social exercida entre o homem, delineou-se como objetivo a revisão dos conteúdos presentes na literatura sobre abordagens pedagógicas concernentes à Educação Física para crianças. A pesquisa deu-se por revisão bibliográfica. Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico-Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde. Por fim, observando as questões que norteiam a relação entre teoria e prática e procurando cumprir com suas atribuições de professores, principalmente enquanto formadores de cidadãos, cabe ao (s) docente (es) formular conscientemente o projeto político pedagógico e conduzir cada atividade da melhor maneira possível, realizando todo um planejamento que considera o que se pretende atingir naquele dado momento e que, para tal, indubitavelmente torna-se necessário estarem munidos do conhecimento acerca das abordagens pedagógicas que tratam a Educação Física.
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Ativa. Cultura. Currículo. Linguagem Infantil. Materiais de Ensino.