MAIS ALFABETIZAÇÃO: AVANÇOS OU INCERTEZAS
Abstract
O objetivo do presente artigo é apresentar algumas reflexões e análises do Programa Atual da Política Nacional de Alfabetização: Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério de Educação em 2018 a partir das pesquisas desenvolvidas por alguns teóricos que tratam o assunto com especificidade e documentos legais. Isso porque se observou que mudanças bruscas ocorreram nestas últimas apostas governamentais e, entretanto, pretende levantar algumas inquietações enquanto profissional que buscava entender o processo de mercantilização educacional na tentativa de instigar o leitor a desconfiar das verdades trazidas nas políticas de governo e refletir acerca da história da Alfabetização. Ao término do estudo, considera-se que, nem todo novo programa vem realmente com novas propostas, com inovações significativas, sem empobrecimento do conhecimento de programas falidos do passado e talvez de maneira camuflada, retrata uma política descontinuada e de interesses capitalistas. A alfabetização não pode estar alienada às leis do mercado, precisa ser pensada como uma das etapas mais importante da formação da criança, num espaço e tempo deve apropriar de aprendizagens que permite exercer seu pleno domínio como cidadão através dos trabalhos de produção e leitura de textos que contribuem nas práticas de formação histórico social do indivíduo.
Palavras-chave: Alfabetização; Criança; Programa Mais Alfabetização.