FORMAÇÃO DOCENTE: IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Autores

  • Thaís Aquino Sigarini Botelho UFMS

Resumo

A formação de professores é um assunto que vem sendo foco de muitas discussões nas unidades escolares, sendo tais diálogos de extrema importância para o ensino-aprendizagem dos educandos. O presente artigo aborda a formação docente, a construção da identidade, bem como a relação da teoria com a prática no estágio supervisionado, visando a superação da dicotomia entre ambas. Para além dos cursos de formação, se faz necessário obter o conhecimento científico, a vivência escolar por meio da prática, onde por meio do estágio supervisionado possa haver a articulação entre a teoria e a prática. Este artigo também apresenta parte das minhas observações, realizadas no período de estágio, em uma turma do ensino fundamental I, com ênfase no processo da relação entre os conhecimentos teóricos e a prática, considerando a construção da identidade do professor. O artigo se baseia no estudo bibliográfico cujos autores discutem sobre o estágio: relação teoria e práticas, seguida de algumas observações sobre o período de estágio. Veremos que a identidade profissional se constrói e que esta se baseia em diversos processos, tais como sócio-histórico, formação e prática docente e a história de vida, o estágio por sua vez se configura como um momento de extrema importância não apenas pela ressignificação que proporciona ao docente, como também para a reflexão e entendimento da relação entre a teoria e a prática.

 

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Teoria e prática. Identidade docente.

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Publicado

2018-06-05

Como Citar

Botelho, T. A. S. (2018). FORMAÇÃO DOCENTE: IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4926