EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RUPTURA

Geverson CAVALCANTE, Carliani Portela do CARMO, Dayane do Carmo Campos MOTHÉ

Resumo


O objetivo deste trabalho é a construção do Estado do conhecimento sobre a ruptura da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Objeto de pesquisa deste estudo, buscou avaliar de que maneira essa ruptura acontece nos mais diferentes lócus e como isso influencia o cotidiano da criança e as relações que ela estabelece com seus pares. O trabalho teve início com a seleção e análise de seis dissertações disponibilizadas pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e dois artigos da biblioteca virtual da A Scientific Electronic Library Online – SciELO. Por meio dessa pesquisa observou-se que, nos documentos analisados (dissertações e artigos selecionados), usaram a metodologia qualitativa, os dados foram coletados com entrevistas, observações e diários de bordo e entre os referenciais teóricos estão a Fenomenologia e a Psicologia Histórico-Cultural e Sócio Histórica.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ruptura.

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