DIREITO À EDUCAÇÃO: AS COTAS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO E O ACESSO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Layla Oliveira de Moraes

Resumo

O artigo trata das relações que envolvem o ingresso no ensino médio de nível técnico e o direito à educação nos Institutos Federais de Educação, abordando a lei 12.711/12 que institui a reserva de vagas sociais, raciais, étnicas e para deficientes para estudantes da rede pública, aparecendo como importante política de ação afirmativa para populações historicamente usurpadas desse direito.  Discute o direito à educação, não somente como garantia de acesso a escolarização, mas como um direito ao ensino integral, onde a qualidade favorece a permanência e, consequentemente, o êxito, e que possui papel emancipador e de transformação social, com capacidade de reparar as desigualdades e discriminações. Fala ainda suscintamente, da relação entre acesso, permanência e qualidade na educação.

 

Palavras-chaves: Acesso. Qualidade no ensino. Cotas. Políticas afirmativas. Permanência.

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Publicado

05/06/2018

Como Citar

Moraes, L. O. de. (2018). DIREITO À EDUCAÇÃO: AS COTAS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO E O ACESSO À EDUCAÇÃO. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS/JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4910