LETRAMENTO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE LETRAMENTO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL III – AFRODITE, CAMPO GRANDE, MS
Palabras clave:
Serviços de Saúde Mental, Letramento em Saúde, Saúde MentalResumen
Introdução: Health Literacy, termo em língua inglesa que denomina um amplo conjunto de competências e habilidades que os indivíduos usam quando buscam, compreendem, avaliam e dão sentido a informações sobre saúde, com tradução para a língua portuguesa para Letramento em Saúde, tem sido um assunto de grande interesse científico nos últimos anos devido a necessidade crescente de educação em saúde, visando a melhoria do aproveitamento financeiro dos sistemas de saúde, principalmente o Sistema Único de Saúde (SUS), além de melhorar a saúde da população. Alguns estudos demonstram competências fracas em letramento, o que gera todo um atraso no sistema. Ademais, alguns usuários do sistema têm um contexto socioeconômico-cultural baseado em tabus, como os portadores de doença mental, o que pode piorar os níveis de letramento, visto que apenas recentemente aconteceram mudanças na assistência à saúde no Brasil que impulsionaram a inclusão a esses pacientes. Objetivo: O presente estudo objetivou analisar o grau de letramento em saúde da população que frequenta o Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS) - Afrodite, de Campo Grande/MS. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal incluindo 15 pacientes, tendo sido comparado o desempenho nos testes do Teste de Letramento em Saúde (TLS), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com fatores sociais como escolaridade, patologia e percepção de saúde. O nível de significância adotado foi de 5% e foi-se utilizado o Teste Exato de Fisher. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob CAEE nº 65327722.6.0000.8030. Resultados: Foram identificados níveis insatisfatórios de letramento em saúde em pacientes com Nível de Escolaridade baixo. Discussão: Pacientes do CAPS Afrodite que têm baixa escolaridade apresentam baixo desempenho nos testes de letramento, enquanto o fator Percepção de Saúde não demonstrou significância estatística em relação ao desempenho, ademais, a Patologia apresentou resultados controversos que necessitam de mais estudos para maiores conclusões. Conclusão: No presente estudo, tornou-se evidente que os profissionais de saúde e os gestores das unidades devem se atentar aos fatores sociodemográficos dos pacientes para a tomada de decisões terapêuticas e de educação em saúde, assim alcançando melhores resultados de tratamento na população, além de possibilitar a melhora do fluxo dos sistemas de saúde, evitando maiores gastos.
Citas
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