LETRAMENTO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE LETRAMENTO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL III – AFRODITE, CAMPO GRANDE, MS

Authors

  • Rafael Carvalho Ripamonte Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Inesilia Montenegro Garcia de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Serviços de Saúde Mental, Letramento em Saúde, Saúde Mental

Abstract

Introdução: Health Literacy, termo em língua inglesa que denomina um amplo conjunto de competências e habilidades que os indivíduos usam quando buscam, compreendem, avaliam e dão sentido a informações sobre saúde, com tradução para a língua portuguesa para Letramento em Saúde, tem sido um assunto de grande interesse científico nos últimos anos devido a necessidade crescente de educação em saúde, visando a melhoria do aproveitamento financeiro dos sistemas de saúde, principalmente o Sistema Único de Saúde (SUS), além de melhorar a saúde da população. Alguns estudos demonstram competências fracas em letramento, o que gera todo um atraso no sistema. Ademais, alguns usuários do sistema têm um contexto socioeconômico-cultural baseado em tabus, como os portadores de doença mental, o que pode piorar os níveis de letramento, visto que apenas recentemente aconteceram mudanças na assistência à saúde no Brasil que impulsionaram a inclusão a esses pacientes. Objetivo: O presente estudo objetivou analisar o grau de letramento em saúde da população que frequenta o Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS) - Afrodite, de Campo Grande/MS. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal incluindo 15 pacientes, tendo sido comparado o desempenho nos testes do Teste de Letramento em Saúde (TLS), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com fatores sociais como escolaridade, patologia e percepção de saúde. O nível de significância adotado foi de 5% e foi-se utilizado o Teste Exato de Fisher. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob CAEE nº 65327722.6.0000.8030. Resultados: Foram identificados níveis insatisfatórios de letramento em saúde em pacientes com Nível de Escolaridade baixo. Discussão: Pacientes do CAPS Afrodite que têm baixa escolaridade apresentam baixo desempenho nos testes de letramento, enquanto o fator Percepção de Saúde não demonstrou significância estatística em relação ao desempenho, ademais, a Patologia apresentou resultados controversos que necessitam de mais estudos para maiores conclusões. Conclusão: No presente estudo, tornou-se evidente que os profissionais de saúde e os gestores das unidades devem se atentar aos fatores sociodemográficos dos pacientes para a tomada de decisões terapêuticas e de educação em saúde, assim alcançando melhores resultados de tratamento na população, além de possibilitar a melhora do fluxo dos sistemas de saúde, evitando maiores gastos.

Author Biographies

Rafael Carvalho Ripamonte, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Maria Inesilia Montenegro Garcia de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora, Docente do Curso de Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

References

COSTA, ANA CAROLINE DA et al. Factores que influyen en la alfabetización en salud de los pacientes con enfermedad arterial coronaria. Revista LatinoAmericana de Enfermagem [online]. 2023, v. 31 [Accedido 15 Agosto 2023], e3878. Disponible en: . Epub 27 Mar 2023. ISSN 1518-8345. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6211.3878.

ROCHA, MARIANA RODRIGUES DA et al. Health literacy and adherence to drug treatment of type 2 diabetes mellitus. Escola Anna Nery [online]. 2019, v. 23, n. 2 [Accessed 15 August 2023], e20180325. Available from: . Epub 28 Feb 2019. ISSN 2177-9465. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0325

PERES F, RODRIGUES KM, SILVA TS. Literacia em saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz; 2021.

Published

2024-07-25

How to Cite

Ripamonte, R. C., & de Oliveira, M. I. M. G. (2024). LETRAMENTO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE LETRAMENTO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL III – AFRODITE, CAMPO GRANDE, MS. ANAIS DO III JORMED, 1. Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9714