ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

Autores

  • Vlailton Milani Viegas Carbonari Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente pesquisa de campo teve como objetivo a identificação da atuação dos professores de ensino fundamental e médio na prevenção do uso e abuso de drogas, sendo realizada através de entrevistas orais diretamente com os docentes de duas instituições de ensino privado da cidade de Dourados/MS (Escola Imaculada Conceição e Escola Erasmo Braga) entre março e junho de 2013. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, pois, em síntese, concluiu-se que não há uma preparação sólida na formação universitária dos professores, tanto nos cursos de bacharel, como nos cursos de licenciatura, para o enfrentamento e trabalho de prevenção em sala de aula, uma vez que todos afirmaram que não tiveram uma disciplina específica sobre este tema. Também concluiu-se que a prevenção do uso de drogas é pouco trabalhada pelos professores com seus alunos, sendo feitos de maneira esporádica, frágil e sem um preparo científico e acadêmico, uma vez que apenas um professor afirmou realizar projetos de conscientização do uso de substâncias psicoativas, enquanto os demais confessaram a baixa frequência de trabalho com o referido tema.

Biografia do Autor

Vlailton Milani Viegas Carbonari, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do curso de Direito da UEMS de Dourados - MS

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Publicado

2014-04-03

Como Citar

Carbonari, V. M. V. (2014). ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS. ANAIS DO ENIC, 1(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1950

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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