ESTILOS DE LIDERANÇA – UM ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – UEMS/U.U. PONTA PORÃ-MS

Autores

  • Alisson Lourenço
  • Ana Paula Wildner Aquino
  • Evelyn Mayara Rodrigues Torraca
  • Rosemari Areco
  • Ernani Carpenedo Busanelo
  • Giovane Silveira da Silveira

Resumo

A preocupação em conseguir o melhor desempenho das  equipes no ambiente organizacional tem  motivado  inúmeros  estudos  sobre  liderança.  Apesar  de  não  ser  a  única  variável organizacional que compele para isso, deve ser considerada no rol de esforços gerenciais na busca de resultados que contribuam para conduzir asorganizações a patamares satisfatórios de produtividade e competitividade. Estes, indispensáveis para a sobrevivência e crescimento organizacionais.  Frente  a  isso,  entende-se  como  relevante  que  estudos  sobre  estilos  de liderança  sejam  feitos  dentro  de  cursos  como  o  de  Administração,  por  serem  diretamente, formadores  de  profissionais  da  gestão.  Neste  sentido,  este  estudo  tem  como  objetivo, investigar  sobre  os  estilos  de  liderança  dos  acadêmicos  do  curso  de  Administração  da UEMS/UU.  Ponta  Porã.  Em  termos  metodológicos,  a  escolha  foi  pela  pesquisa  de  survey, com apresentação e análise dos dados através de estatística descritiva e inferencial. O modelo teórico no qual a pesquisa se assenta é o Grid Gerencial desenvolvido por Blake e Mouton. Os resultados  indicam  que  predomina  o  estilo  9.9,  seguido  dos  estilos  5.5  e  1.9  do  referido modelo.  Em  termos  de  probabilidades,  conforme  o  acadêmico  avança  os  anos  (séries)  do curso, a tendência é se evidenciar mais a presença do estilo 9.9. O mesmo ocorre com a idade, conforme esta vai aumentando, a indicação do estilo9.9 fica evidente.

Downloads

Publicado

2015-02-20

Como Citar

Lourenço, A., Aquino, A. P. W., Torraca, E. M. R., Areco, R., Busanelo, E. C., & Silveira, G. S. da. (2015). ESTILOS DE LIDERANÇA – UM ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – UEMS/U.U. PONTA PORÃ-MS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2374

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS