UM ESTUDO SOBRE A RELACAO ENTRE COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIA

Autores

  • Ernani Carpenedo Busanelo UEMS - UU. PONTA PORA
  • Fabian Pereira Gomes UEMS - UU. PONTA POTA

Resumo

Tratar de competitividade envolve estudar a própria existência e sobrevivência pesquisadas na biologia pelos evolucionistas. Mas competitividade e estratégia no campo organizacional passam a ter relevância nas pesquisas acadêmicas com o questionamento da visão neoclássica de maximização feita especialmente pelos criadores da Organização Industrial. À organização cabe definir estratégias que a torne mais competitiva e apta a fazer frente aos desafios ambientais. A partir de uma pesquisa bibliográfica, este estudo tem por objetivo identificar como tendem a ocorrer concatenações entre competitividade e estratégia. Para alcançar este objetivo a pesquisa se ampara em três blocos teóricos que têm sido recorrentes na literatura que tratar da competitividade. O primeiro apresenta de forma sucinta, as principais teorias sobre competitividade. Na sequencia da estrutura desenvolvida, o foco é voltado para os paradigmas que evidenciam a vantagem competitiva. Na seção que antecede a discussão dos resultados, o estudo trata de estratégia. Dentre os principais resultados obtidos está o de que, cabe às empresas definirem estratégias que as tornem competitivas. Estas decisões estratégicas devem seguir o que propõem os paradigmas da vantagem competitiva sustentável e que envolvem: (i) o modelo das forças competitivas (PORTER, 1980), (ii) o conflito estratégico (SHAPIRO, 1989); (iii) a RBV (BARNEY, 1991), e (iv) as capacidades dinâmicas (TEECE et al., 1997). Diferente do que algumas bases teóricas apregoam, entende-se aqui que estes paradigmas devem ser utilizados de forma complementar ao se definir estratégias voltadas à competição.

Biografia do Autor

Ernani Carpenedo Busanelo, UEMS - UU. PONTA PORA

Professor efetivo da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), UU Ponta Porã, possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração Três de Maio (1995) e mestrado em Administração - UEM/UEL pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente, doutorando em Administração pelo CPGA/UFSC e com projeto de pesquisa já aprovado na banca de qualificação, dedica-se à elaboração da tese. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação (TI), Estratégia e Competitividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos concorrenciais, Estratégia, Processos organizacionais, Projetos, Informação, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, e Logística. Na área da educação atuou focando o vínculo entre TICs e educação. Tem direcionado esforços para Estudos Organizacionais em Epistemologia e Sociologia.

Fabian Pereira Gomes, UEMS - UU. PONTA POTA

Estudante do Curso de Administração da UEMS

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

Busanelo, E. C., & Gomes, F. P. (2014). UM ESTUDO SOBRE A RELACAO ENTRE COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIA. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1889

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)